
Psicóloga Liene Viração Santos Morais
CRP 14/06541-8
Rua Treze de Maio, 2500, sala 602 6º andar
Edifício Centro Comercial
Princípios da Abordagem Gestáltica
A Gestalt-terapia foi desenvolvida por Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman nos anos 1940 e 1950. Baseia-se em princípios como a percepção holística, a importância do "aqui e agora" e a autoconscientização. Na Gestalt-terapia, acredita-se que a ansiedade surge frequentemente de conflitos não resolvidos e de uma falta de integração entre diferentes partes do self.
Conscientização do Aqui e Agora
Um dos pilares da Gestalt-terapia é a ênfase no "aqui e agora". Para tratar a ansiedade, o terapeuta gestáltico ajuda o paciente a trazer sua atenção para o momento presente, reconhecendo e aceitando seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais. Essa prática de estar presente pode diminuir a tendência de ruminação e de preocupação com o futuro, comuns em pessoas ansiosas.
Integração do Self
A abordagem gestáltica busca a integração de todos os aspectos do indivíduo – emocional, cognitivo e físico. Durante as sessões, o terapeuta pode usar técnicas como dramatizações, role-playing e diálogos internos para ajudar o paciente a explorar e integrar diferentes partes de si mesmo. Essa integração é crucial para resolver conflitos internos e reduzir a ansiedade.
%20(1).jpeg)
